Bichos do Pantanal

Logo Bichos

SOBRE O PROJETO

O Projeto

            O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna pantaneira, especialmente a Ariranha (Giant River Otter) Pteronura brasiliensis, na Ictiofauna, nas várias espécies de aves que utilizam os rios como possibilidade de migração, alimentação, reprodução e/ou descanso, e nos predadores que dependem do rio como a onça-pintada, Panthera onca felino da família Felidae, que vive às margens do rio Paraguai e é um excelente nadador.

            O projeto existe desde 2013 e, nesta etapa, além de manter as ações que já vinham sendo desenvolvidas, também traz como foco o incentivo e estímulo à elaboração de um pacote de desenvolvimento entre a cidade de Cáceres (MT) até depois da Estação Ecológica de Taiamã, incluindo o município de Porto Estrela (MT), que passa ser contemplado assim como a Estação Ecológica da Serra das Araras. A Estação, criada em 1982 por meio de decreto, é referência mundial pela grandiosidade de sua avifauna e foi inclusa na nova etapa do Projeto Bichos do Pantanal (Pantanal Wildlife Program), que teve início em agosto deste ano. A Estação é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, que fica nos municípios de Cáceres e Porto Estrela.

            Os estudos na região da Estação Ecológica de Taiamã/MT (Bioma Pantanal) também visam contribuir para projeto de lei para ampliação desta Unidade de Conservação, em locais que estejam contemplados nas áreas prioritárias para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade brasileira reconhecidas pela portaria nº 9, de 23 de janeiro de 2007, do MMA.

            Outro importante aspecto desenvolvido pelo “Bichos dos Pantanal” é revigorar o programa de educação ambiental “Conhecer para Preservar – uma lição de vida”, que promove a conexão com a natureza e a integração com a comunidade, tendo como meta a promoção do bem-estar social e da conservação ambiental.

            Neste contexto, o projeto atuará na constituição de monitores locais para educação ambiental visando a sustentabilidade futura do projeto e na capacitação e integração de multiplicadores, por meio de diálogos, cursos, palestras e integração com educadores, pequenos empresários, pescadores, famílias de produtores rurais, de forma a sensibilizar as comunidades do entorno das UCs sobre manejo agroecológico nas pequenas propriedades; regularização fundiária e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para acesso linhas de financiamento e programas; minimizar os impactos dos incêndios florestais sobre a biodiversidade, sensibilizando as comunidades sobre os efeitos do fogo; efeitos da caça e pesca e ainda orientar os agricultores sobre técnicas para minimizar os ataques da fauna silvestre sobre os animais domésticos e agricultura.

            O turismo de observação ganha reforço e se torna uma oportunidade para associações e cooperativas contribuindo para a preservação ambiental, por meio do desenvolvimento da aquariofilia para preservação espécies da ictiofauna da Bacia do Alto Paraguai (BAP). Capacitação de pescadores (profissionais e amadores) e guias de pesca para a adoção e difusão dos fundamentos teóricos e práticos adequados no manejo sustentável do peixe estão entre as ações.

            Desta forma, o “Bichos do Pantanal” vem como importante instrumento para subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para a conservação da biodiversidade do Pantanal, criando uma “rede de cooperação” de forma a incluir as organizações, setor acadêmico, governos e associações locais afins.